top of page

​Pooja - Deus como um convidado de Honra


"Em nossa vida agitada, normalmente esquecemos de expressar gratidão e agradecimento a não ser que tenhamos problemas... Quando tudo ocorre bem temos a tendência de não ligar para nosso bem-estar. Quando os problemas surgem, no entanto, nós imploramos, mendigamos, oramos por ajuda. Nós procuramos uma conexão com o Divino e pedimos ajuda.

A Cultura Védica da Antiga Índia considerava a relação com Deus de uma maneira mais interativa. 


Eles sentiam profunda gratidão mesmo para os pequenos presentes da vida, como também para os benefícios com relação à saúde, conforto, nutrição e a família. Eles agradeciam a isto em algumas horas do dia dizendo "obrigado".

Isto se desenvolveu para cerimônias através das quais eles podiam expressar seu apreço e oferecer presentes para Deus em retorno.

A cerimônia foi compartilhada e passada de uma geração para outra e é mantida hoje no contexto do Hinduísmo contemporâneo. Ela é coletivamente chamada Poojas ou Pujas, uma palavra em sânscrito, que ainda é estudada e usada nos dias de hoje. Pooja é geralmente traduzido como Ritual ou Cerimônia de Oração. Outras traduções incluem: honrar, expressar gratidão, adorar.

Deus como um convidado de Honra

Todo Pooja dá boas-vindas ao Divino como um convidado de honra. Toda a sequência de Pooja contém todos os elementos de hospitalidade e apreço pela presença de um convidado querido, um visitante importante.

De acordo com as palavras de Paramahamsa Nithyananda: 'Pooja é receber um convidado (Deus) com todo o respeito. Quando um convidado visita nossa casa, nós recebemos esta pessoa com respeito: oferecemos uma cadeira, oferecemos água para lavar seus pés ou mãos, oferecemos flores. Depois de serem oferecidas, nós arrumamos banho e uma estadia confortável. Naturalmente, oferecemos comida, depois, ao final do dia, arrumamos um aposento para que possa dormir. Esta mesma coisa acontece quando fazemos o Pooja'.

Durante o Pooja, os devotos dão boas-vindas ao visitante, faz oferta de flores, água para banho (simbolizada por pequeno copo ou colher), roupas limpas (simbolizado por um pedaço de pano), essência, comida. Também se acende incenso e uma vela para agradar os sentidos e iluminar a ocasião.

Também se acende incenso e uma vela para agradar os sentidos e iluminar a ocasião.

Estado de boas-vindas contínuo


Quando agradecemos continuamente, permanecemos em um estado de boas-vindas contínuo. A gratidão nos mantém abertos para receber presentes da Vida e reverênciar todos os episódios da vida da maneira mais positiva possível.

Quando alcançamos o apreço nos estabelecemos em uma ligação emocional que nos conecta profundamente com o mundo à nossa volta".

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page